segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TATYANA AKHMETGALIEVA: RETRATO DE UMA GERAÇÃO

Já tive oportunidade de postar o trabalho de Tatyana Akhmetgalieva neste blog e sempre que tiver chance, postarei novamente. Admiro muito o trabalho desta jovem da distante Sibéria: - falando a verdade, não entendo nada de arte, mas o trabalho da Tatyana mexe comigo, me agrada e é por isso que sinto prazer em mostrar e sua arte.

Hoje deixo com vocês a exposição intitulada " O Retrato de Uma Geração", promovida pelo Sendspace.ru e Vinzavod (matéria de post anterior) e exposta no espaço Start, na Vinzavod, para jovens artistas. São obras elaboradas em painéis texteis. As fotos nos painéis são da própria Tatyana
Na oportunidade, tramscrevemos uma entrevista do sendspace.ru com a artista plástica, que julgo importante para o leitor do blog conhecer, através dela, um pouco mais da Rússia e, principalmente, da Sibéria, onde a artista nasceu. Ela é filha de mãe médica, pai catedrático (Química) e estudou, toda sua vida, em Kemerovo, Sibéria.

Milu








































S.ru - Descreva, com algumas frases, seu projeto exposto no "Start".
T.A - Este é um projeto sobre a Sibéria. Sobre esta Sibéria onde nasci, para vou freqüentemente,
na qual me escondo, de cujas entranhas retiro forças. É a história da Sibéria que existe dentro de mim.

S.ru - Por qual motivo você realizou este trabalho?
T.A - Eu queria contar uma história sobre uma região distante.Um dia eu vivi lá. Eu era cercada por pessoas: filósofos, ascetas e poetas sem talento, fotógrafos procurados, de esquecidos músicos, пsimples pintores, , atores divertidos, bailarinas sonhadoras, jovens cinegrafistas, modestos artífices, teóricos entusiastas, estudantes provisórios, tranqüilos jardineiros, combatentes livres e também maravilhosos vagabundos e boas garotas. Me lembro como estas pessoas se sentavam em círculo e falavam sobre a guerra...

S.ru - Você - Quantos anos você tem?
T.A - 26 anos

S.ru - Onde você nasceu e onde vive atualmente?

T.A - Nasci numa distante cidade siberiana chamada Kemerovo. Agora vivo em Sao Petersburgo.

S.ru - Você costuma sair muito da cidade onde vive atualmente?

T.A - Costumo ir com muita freqüência aos arredores de São Petersburgo e a Moscou. A cada seis meses vou à Sibéria.

S.ru - Você já morou no exterior ou gostaria de viver por algum tempo?
T.A - Provavelmente, isto poderá acontecer.

S.ru - Que livro você leu recentemente e qual você relê com freqüência?
T.A -Bem recentemente li "Timur" (Tamerlão), de Ekaterina Andreeva, mas freqüentemente, e mais do que tudo, releio os clássicos russos. Também leio, com freqüência, contos infantis.

S.ru - Tem algum jornal que você leia com constância? Em caso afirmativo, qual?
T.A - Não leio jornais.

S.ru - Você vota nas eleições? Votaria se elas fossem mais livres?
T.A - Não voto. Para mim isto é representação teatral. Somente um artista pode ser livre em nosso tempo.

S.ru - Você tem uma posição política?
T.A - A ausência de reais posições políticas já é uma posição política....

S.ru - Você tem uma posição feminista?
T.A - Acho este tema muito interessante, mas eu não sou feminista e duvido que venha a ser.

Carreira...

S.ru - Você é uma artista plástica. Pode ser ainda mais alguma coisa (designer, arquiteta, fotógrafa)?
T.A -...?

S.ru - Você é uma artista plástica. Pode ser ainda mais alguma coisa (designer, arquiteta, fotógrafa)?
T.A -...?

S.ru -Foi difícil a decisão de se tornar artista?
T.A -Eu freqüentemente atuo no papel de designer, mas ainda com mais e mais freqüência ainda penso qeu o que eu gostaria de ser mesmo é artista, mas isto é outra coisa...

S.ru -Existiu algum momento definido na sua decisão de se tornar artista?
T.A -Eu não me lembro de nenhum momento específico, mas lembro que sempre gostei de desenhar, dede a infância. Sempre me falavam que me tornaria uma pintora, que eu não tinha outras opções.

S.ru -Você recebeu alguma educação artística? De que tipo?
T.A -Tive praticamente um "kit" completo: ateliê de artes, escola de artes, curso secundário de Artes, Academia de artes, arte industrial, Instituto Pró-arte e tudo isto resultou numa experiência muito boa.

S.ru -Foi necessário, em algum momento, para você reaprender o artista moderno a partir do clássico ? E como isto se deu?
T.A -Apesar de ter recebido toda uma educação clássica, não tive que reaprender nada, pois sempre tive dentro de mim uma "artista não clássica". A arte moderna me deu plena liberdade de ação e independência, a possibilidade de ser eu mesma.

S.ru -Com quais meios você trabalha mais: pintura, fotografia, preformance, vídeos, instalações? E sabe o que mais?
T.A -Atualmente trabalho muito com vídeos, figuras gráficas, instalações e objetos, mas estou apta para outros tipos, adoro fazer combinações.

S.ru -Você faz os projetos ou os trabalhos individuais?
T.A -Via de regra, idealizo o projeto completo, mas de vez em quando faço trabalhos individuais, experimentalmente, que depois crescem, se transformando numa idéia completa,combinando vários meios.

S.ru -Você pega trabalho por encomenda? (fotografia, design, publicidade?Isto para você seria uma vantagem extra ou já faz parte de suas atividades criativas?
T.A -Recebo, freqüentemente, encomendas diversas, das quais apenas algumas fazem parte da minha atividade criativa. Por exemplo, tudo o que se relaciona a ilustrações, principalmente em se tratando de livros infantis e revistas.

S.ru -Você realiza todos os projetos com suas próprias mãos ou possui executores?
T.A -Via de regra, realizo tudo sozinha. De vez em quando os amigos ajudam um pouco, principalmente quando é preciso fazer rápido trabalho muito monótono.

S.ru -Você já vendeu, alguma vez, já vendeu seu trabalho?
T.A -Uma vez a administração da cidade de Kemerovo comprou um meu trabalho gráfico para o museu local "Krasnaya Gorka". Este foi meu primeiro trabalho comercializado.


S.ru -Você acha que o artista deve se ocupar com a auto promoção?
T.A -Acho que o artista deve trabalhar, criar e para Relações Públicas existem pessoas que estudaram especificamente para isto.

tradução: Milu
fonte: sendspace.ru

Fotos da artista- fonte: (meu arquivo pessoal)




















































Material adicional: catálogo do Prêmio Kandinsky, do qual Tatyana participou.Ele é bilingüe (russo/inglês) e você vai poder ver, além de Tatyana, trabalhos de outros jovens artistas russos.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms