segunda-feira, 1 de novembro de 2010

RÚSSIA ADOTA SEMÁFORO DE ALETRA CONTRA TERRORISMO

Andrei Przezdomski. © foto: RIA "Novosti"


Será adotado dentro em breve na Rússia um sistema de reação à ameaça terrorista, em três níveis. Uma moção legislativa nesse sentido, a qual já está aprovada pela Mesa Diretora do Conselho de Ministros da Rússia, foi preparada pelo Comitê Antiterrorista Nacional. Daqui a uns dias, será encaminhada para a Câmara Baixa do Parlamento federal – informou à nossa emissora Andrei Przezdomski, conselheiro do presidente desse Comitê.

A adoção de um sistema multiescalonado de informação sobre a ameaça terrorista é uma medida premente e necessária. É uma possibilidade de modernizar o atual sistema de enfrentamento ao terrorismo. Embora isso, os direitos e as liberdades dos cidadãos não sofrerão qualquer prejuízo – acentuou Andrei Przezdomski. E prosseguiu:

Não estão previstas nenhumas medidas adicionais que possam restringir os interesses e direitos legítimos dos cidadãos. A Rússia já tem umas leis relacionadas à ameaça terrorista. Autorizam a implantação do estado de exceção ou realização de uma operação antiterrorista, se necessário, ou seja, medidas implicando em uma limitação da liberdade de deslocamento, uso dos equipamentos de comunicação etc. Agora, essas providências estarão vinculadas a cada fase concreta da ameaça terrorista.

Já são mais de 70 Estados que adotaram sistemas multiescalonados de reação e informação da população sobre o surgimento de ameaças. Depois de analisar as experiências estrangeiras, as autoridades russas decidiram limitar-se a três graus, cada um pressupondo umas medidas específicas a fim de garantir a segurança individual e estatal, assim como uma determinada cor convencional: azul, amarela e vermelha, esta última considerada crítica. Andrei Przezdomski continua seu relato:

Isso fica muito próximo da nossa habitual maneira de perceber as cores, pois o vermelho já por si é visto como sinal de extremo perigo, enquanto que o amarelo serve para advertir. Pois, chegamos à conclusão de que essas três cores: a azul, a amarela e a vermelha, serão as mais facilmente compreensíveis para os cidadãos.

A informação sobre o grau de alerta será levada ao conhecimento da população via rádio e televisão, assim como através de painéis de propaganda com diodos emissores de luz e painéis de plasma em vias públicas e centros comerciais. As regras de comportamento dos cidadãos depois de anunciado o grau de ameaça serão publicadas com antecedência.

fonte: A Voz da Rússia

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms