segunda-feira, 8 de novembro de 2010

LIVRO DA VEZ: PAVILHÃO DOS CANCEROSOS (ALEXANDR SOLJENITSYN)

Editado no Brasil pela Ed.Expressão e Cultura, 1969, em tradução do inglês. O livro é esgotado, raríssimo, mas talvez possa ser encontrado em sebos (os interessados devem procurar na Estante Vitual ou no Gojaba, dois excelentes sites especializados na venda de livros raros (fica a minha esperança de que a Cosac Naify, editora que se esmera nas traduções e edições dos autores russos, publique este livro).

A obra é uma análise da sociedade soviética e podemos interpretar seu título como se referindo não apenas ao local onde se passa a ação - ambientada em um hospital do Uzbequistão, nos anos 50- mas- também, á sociedade soviética.

O autor escreveu esta obra entre os anos de 1963 e 1966, retratando as memórias de seu tratamento no setor de oncologia do hospital de Tashkent, em 1954.

Sua narrativa, feita em 669 páginas magistrais, gira em torno da rotina de um grupo de cancerosos internados naquilo que, mais do que um hospital, - sujo e lotado, - é um verdadeiro inferno para todos que ali estão, inclusive para os médicos. A impressão que fica é ade que todos stão em processo de expiação de pecados. Existe aí uma alegoria ao Calvário de Cristo.

No decorrer da história vão surgindo os antagonismos,entre os sentimentos humanos e os pensamentos de uma regra coercitiva social puramente materialista, com brilhantes manifestações (algumas concretas, outras simbólicas) do conflito entre liberais e conservadores, existentes na Rússia, até os nossos dias, com discussões que abordam os princípios básicos do socialismo soviético, sempre através da visão humanista de Soljenitsyn.

Aos personagens reais, Soljenitzine acrescentou personagens fictícios, tais como Chaly, um personagem de muita vulgaridade contrabalançada por muito bom humor, dando um sopro de vida ao pavilhão e Shulubin - um velho bolchevique, que substitui seus ideais de toda uma vida por um conceito de socialismo mais humano, nascido de seu próprio sofrimento. . O personagem Oleg seria um reflexo do próprio autor.

A princípio, Soljenitsyn publicou o livro, em capítulos, no periódico "Novo Mundo", não sendo, no entanto, publicado em forma de livro na URSS. O editor Twardovski tentou,por diversas vezes, publica-lo, sem sucesso. Aos poucos, seus capítulos começaram a se espalhar, dispersando-se pela URSS como Samysdát (publicação clandestina, informal, que passava ao largo da censura). Logo a seguir, foi publicado no ocidente, junto com outro livro de Soljenitsin - O Primeiro Círculo, um evento literário internacional e uma dar razões da outorga do Nobel ao autor, em 1970.
_______________________________________________________
Soljenitsín viveu de setembro de 1918 agosto de 2008. Nascido em Kislodovsk, famosa estação de água na região de Stavropol.










































































































































































































































Casa onde o escritor passou a infância


Agora, imagens de Soljenitsin em vídeo:


Солженицын, как он есть

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms