sexta-feira, 29 de outubro de 2010

UM CONTO DA MITOLOGIA RUSSA: IVAN FILHO-DE-BOI


Numa bela edição da Cosac & Naify, este livro nos apresenta algo que acho muito raro ser encontrado no Brasil: mitologia russa. O texto é de Marina Tenório, ilustrações de Fernando Vilela e apresentação de Tatiana Belinky. Qualidade editorial pra ninguém botar defeito.
A apresentação de Tatiana Belinky introduz o leitor às peculiaridades desta mitologia, começando pela explicação do que vem a ser bylinas e bogatyres, que transcrevo aqui, agora:

"No vasto e rico fabulário russo destacam-se as bylinas, narrativas épicas na forma de longos poemas, que há cerca de mil anos cantam e contam as proezas e os feitos dos prodigiosos heróis populares - os bogatyres.
Os bogatyres eram uma estirpe de super homens à maneira russa: seres humanos portadores de dons e qualidades formidáveis, tanto físicas como morais, que sempre usavam em defesa da terra e do povo russos, vítima de inúmeras incursões e invasões, sobretudo dos bárbaros e de outros povos asiáticos. Mas as agruras não vinham só de fora: a população também sofria sob seus próprios governantes: os tzares - isto é, os imperadores, os príncipes e os nobres (ou boiardos), que oprimiam camponeses, artesãos e toda a sorte de gente simples e trabalhadora.
Os bogatyres eram, eles próprios, filhos do povo, provenientes de diversas regiões e ofícios. Eram bastante diferentes entre si, cada qual com personalidade e atributos marcantes. Mas todos tinham a mesma força descomunal, a mesma honradez e a mesma coragem sem tamanho. Entretanto, os bogatyeres não eram seres perfeitos: uns mais, outros menos, tinham lá seus defeitos, seus momentos de fraqueza bem humana, pelos quais tinham que pagar caro face a seus inimigos. Mas isto, justamente, tornava suas histórias mais empolgantes e imprevisíveis.
Os bogatyres são muitos, muistas são suas andanças e aventuras, seus embates e combates mirabolantes.
Nas bylinas que contam suas aventuras entrelaçam-se a história e a lenda, o fato e a fantasia - isto para não falar de figuras do antiqüíssimo folclore russo, ainda anterior aos bogatyres, como por exemplo a bruxa Baba-Iagá, os duendes e os feiticeiros.. Aliás, ao menos um dos bogatyres tinha poderes mágicos, como a faculdade de se transformar em fera, em ave ou em peixe...".

O fantástico nestas histórias é o leitor identificar o bom senso típico do povo russo, bem "pé no chão", sem - no entanto, perder a capacidade de sonhar. Elas têm muito da psicologia deste povo, que o leitor poderá ver - claro que de forma muito mais bem elaborada - nos grandes escritores russos.

O livro é fácil de ser encontrado, com preço em torno dos R$ 40,00.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms