Tive a oportunidade de visitar esta Igreja tanto na Rússia, como na Bulgária e me apaixonei (o que não quer dizer que tenha me convertido à ortodoxia, apesar de minha família-do lado materno -ser também ortodoxa, mas árabe e não russa). Mas procuro, sempre que possível, aprender um pouco mais sobre esta religião que tanto me atrai. As cerimônias são lindas, as igrejas maravilhosas. Não existem cadeiras nas partes centrais de uma igreja ortodoxa, o que causa muita estranheza nos turistas e, porque não, até um certo desconforto.
Tudo me atraiu nestas igrejas, mas o que vou postar aqui hoje foi o que mais me atraiu: os ícones. Lindos, diferentes, decorativos (aspecto que me chamou a atenção, confesso), mas - ao mesmo tempo transmitem toda a religiosidade de um povo, que não largou sua fé nem quando foi forçado a isto. Há ícones por toda parte: nas paredes, nos relicários, nas mesas. Os fiéis veneram o ícone, fazem o sinal da cruz(do lado oposto ao nosso) diante do ícone. Existem ícones representando a Mãe de Deus, Cristo, os profetas, e por aí a fora. E existem ícones representativos de cenas: o nascimento de Cristo, a Epifania, a Ascensão, etc (existem ícones de todos os tipos a venda em Igrejas e lojas russas).
Nas fotos a seguir, tento passar um pouco destes ícones, pelo menos a título de exemplo. Coloco, também, a disposição do leitor interessado, o site da Igreja Ortodoxa Russa do Brasil (infelizmente em minha cidade não existe nenhuma).
Deixo uma dica final, que serve para quem for visitar a Rússia: é proibido tirar fotos de cerimônias na Igreja Ortodoxa. Vi gente tentando fotografar ou filmar a cerimônia de um casamento sendo severamente impedida. Portanto, fiquem atentos.
E mais: Paróquia Nossa Senhora Proteção Igreja Ortodoxa Russa Exílio
Endereço: Rua Mariana Borges, 229 Balneario Mar Paulista - Sao Paulo - SP
CEP: 04.463-050Telefone (11) 5611-7030 (possui skype)ver também: http://www.ortodoxia-brasil.blogspot.com
/2009_01_01_archive.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário