terça-feira, 17 de agosto de 2010

LIVRO DE HOJE: TOLSTOI, MEU PAI - TATYANA TOLSTAYA

O livro de Tatyana Tolstoya - Tolstoi, meu pai - Recordações,, se trata das impressões da segunda filha do escritor a respeito de seu pai. Tatyana, em suas recordações, procura mostrar que seu pai foi um homem comum, desmistificando um pouco a figura de um "deus" que seus contemporâneos lhe atribuíam, a exemplo de M. Gorki, que declarou que
"olhava para ele e pensava:esse homem é semelhante a Deus".
E maginar queGorki era um ateu...Ele não foi o único a se expressar a respeito de Tolstoi como um fenômeno quase que sobrenatural.Sua filha, nestas recordações, tenta devolve-lo ao âmbito dos comuns dos mortais, esquecendo um pouco o gigante que este homem foi para a literatura universal e retratando, ccom estilo e, ao mesmo tempo, simplicidade, o lado humano de Liev Nikolaievitch, seu lado bonachão, de pai de família, um homem repleto de senso de justiça. Por vezes hipócrita, por vezes cheio de orgulho,mas um homem justo. Ela não reverencia, hora nenhuma, o grande ícone literário, mas o pai. É o Tolstoi de sua infância em Yasnaya Polyana e de sua adolescência. Suas lembranças vão até à idade 64 anos, quando ela perdeu o pai. O livro abrange, assim, um vasto cenário da vida do escritor. Ela recorda o drama da separação de seus pais, depois de anos de casamento e de amor.

Tatyana começou a escrever seu diário aos 14 anos de idade e a ele deu continuidade até os 40 anos de vida. Seu pai encorajava os filhos a manterem um diário desde cedo e, não raro, lia as anotações de Tatyana. E foi tal diário, com a experiência cotidiana da autora, que serviu de base para que redigisse, mais tarde, este livro, um verdadeiro documento, cheio de fotos, que deveria ser lido por todos os que gostam do criador de Guerra e Paz.Através do homem Liev Tolstoi, o leitor poderá compreender mais facilmente o autor.

A edição que tenho é da Nova Fronteira, de 1975. Acredito que deva estar esgotado nas livrarias, mas com certeza existem edições a venda nos bons sebos, o que pode ser conferido no site www.estantevirtual.com.br ou no www.gojaba.com.br.

retrato de Tatyana
Tolstoi contando histórias para os netos
foto constante do livro

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms