terça-feira, 6 de julho de 2010

PARA A ROBERTA - GRAMÁTICA RUSSA EM PORTUGUÊS


Atendendo a Roberta, posto aqui algumas indicações de gramática russa em português. Livro novinho vai ser mais difícil, mas você encontra a coleção da Tanira de Castro na Livraria Cultura:



A Gramática da Tanira é boa, mas não é a minha predileta: a vantagem é de você poder compra-la nova! Maas se você não se importar em comprar livro usado (pesquisando, você encontra livros em ótimo estado nos sebos virtuais), a melhor opção, para mim, é a Gramática da Marina Dolenga:
Infelizmente, este livro está esgotado nas livrarias, mas você pode encontra-lo nos sebos. Dê uma olhadinha na Estante Virtual.Compro muito lá e nunca tive problemas.Basta você escolher a opção "pagamento digital" e perguntar ao vendedor, antes de concluir o pedido, o real estado do livro e, se possível, pedir fotos.
Outra gramática que recomendo é o Breve Manual da Língua Russa, de Marina Potapova, igualmente esgotado, podendo ser encontrado na Estante Virtual (apenas cuidado para não pegar a versão em espnhol, que vem escrito 'lengua' e não 'língua'.

Por fim, o "Curso Básico de Língua Russa", de Custódio Gomes Sobrinho, um manual super antigo, mas que pode ser encontrado em sebos.

Uma outra opção: El Ruso - Gramatica Practica (Pulkina), este em espanhol, esgotado: ou compre na Estante Virtual ou tente encomendar na Livraria Cultura: em alguns casos, eles importam o livro ou da Espanha ou de Portugal.




Saliento, finalmente, que uma das melhores gramáticas que existem é em russo mesmo: a Gramática Ilustrada da Língua Russa. O fato de ser toda em russo não atrapalha, já que as ilustrações ajudam muito no entendimento; entretanto, o aluno já deverá ter uma noção do idioma.

O produto, ao que parece, está esgotado por aqui, mas você pode compra-lo sem medo no site www.ozon.ru. A Ozon é uma loja confiável, onde compro sempre. A mercadoria chega no prazo de mais ou menos um mês.

O livro custa 497 rublos( em torno de 68 reais, já incluído o frete de Moscou para o Brasil (simulei com o meu endereço).

Disponibilizo, a seguir, alguns links para baixar o livro acima citado. Testei com o Dr. Web (não encontrei virus), mas confesso que não baixei para ver o resultado, já que possuo a gramática em casa.


OU

Espero ter sido útil.

8 comentários:

Anônimo disse...

Por que tudo esgotado? O Brasil há pouco estava fazendo acordos com Medmedev e não possui um único livro à venda de gramática russa? Lastimável…

Alexandre
Campinas, SP

Milu disse...

Oi, Alexandre, existe a coleção da Tanira de Castro. Também, o meu post não significa que não exista, mas que eu não encontrei. Talvez você encontre junto ao seu livreiro. Também tem a possibilidade de você escrever um email para a Livraria Cultura(a meu ver, a melhor do Brasil), pois eles costumam trazer muita coisa boa em lingua portuguesa, direto de Portugal. O motivo de não existir muita coisa a disposição, eu honestamente, desconheço. Vou continuar pesquisando e, qualquer coisa que encontrar, coloco no post.

Anônimo disse...

Pois é, eu procurei na Livraria Cultura de Campinas, mas não tinha. Deixei encomendado para eles trazerem de outra cidade, que não me lembro qual era.

Mas fico triste pela dificuldade em encontrar algum material de russo aqui no Brasil. Eu, assim como você, também gosto muito da cultura russa, e atualmente estou tentando aprender um pouco de russo, mas não é fácil encontrar materiais para isso. Tenho frequentado sites em inglês para conseguir extrair alguma coisa.

Obrigado pelo site, ele é simplesmente maravilhoso!

Саша

Unknown disse...

Aksínia,

Muitíssimo obrigada pelas raras informações.

Vou procurá-los agora mesmo!

Um grande abraço.

Unknown disse...

Aksínia,

Muitíssimo obrigada por suas raras informações.

Vou procurá-los agora mesmo!

Grande abraço.

Anônimo disse...

Hey esse livro "breve manual da lingua russa" procure no 4shared mas baixe a versão com a extensão é .djvu é bem menor...eh mto massa essa livro vale a pena..

Anônimo disse...

Olá!!
Gosto muito do blog. Tenho uma curiosidade imensa sobre o universo de Tolstoi.Você teria um link para download de "Guerra e Paz"
Obrigado,
Maria Medeiros

nairle disse...

Olá!!
Gosto muito do blog. Tenho uma curiosidade imensa sobre o universo de Tolstoi.Você teria um link para download de "Guerra e Paz"
Obrigado,
Maria Medeiros

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms