domingo, 1 de agosto de 2010

DIRIGENTES RUSSOS: UMA CRONOLOGIA - 1ª PARTE - A RÚSSIA DE KIEV

A história da Rússia vem de longa data, o que faz conhecer este país muito mais interessante.
. Foram muitos os responsáveis por fazer dela a maravilha que é. Foram muitos dirigentes, muitos os intelectuais, inúmeros os cientistas, vários os artistas e, principalmente, o povo russo, um povo super especial.Todos deram sua parcela de contribuição para que a Rússia fosse o país que é hoje. Os intelectuais, principalmente, são mais divulgados por aqui, alguns até bastante divulgados. Alguns artistas, também. Os cientistas, idem. Mas, em termos de dirigentes,alguns são totalmente desconhecidos no Brasil (infelizmente,devido à passada guerra fria, divulgou-se muito na nossa imprensa, super influenciada pela imprensa americana, apenas o que de pior existiu entre os dirigentes russos e, inclusive, nada se divulgando a respeito deste povo maravilhoso). Este post não pretende mostrar a obra de cada um, é óbvio, mas, apenas, fazer uma relação de nomes e período em que governaram, de Ryurik a Medvedev.

DINASTIA RIURIKOVITCH

RIURIK
Dirigente de Novgorod, no ano de 862.
Por vários séculos, até o século X, aproximadamente, não existiu um estado Russo. Os povos que ocupavam seu atual espaço geográfico vivia em estado tribal: ele foi palco dos Citas e Hunos, e de tribos nômades, turcomanas, etc.Estas tribos não possuíam um dirigente, no sentido que hoje conhecemos. Seguiam as ordens e decisões dos mais velhos e do clã. Paralelo ao clã, existia figura do príncipe, mas que só aos poucos foi ganhando poder. A partir do surgimento do Principado de Kiev (ou Russ), base da formação de grande parte dos países eslavos atuais,os dirigentes,passaram a ser os príncipes ou duques , que lançaram as bases da aristocracia e é aí que se insere Ryurik, um governante semi lendário,de origem escandinava, que dirigiu a República de Novgorod que, unida a Kiev e ao lado de Vladimir-Suzdal - cidades estados, - substituiu o Principado de Kiev. Nasce a primeira dinastia russa, a dinastia Riurikovitch. Ryurik tem uma história pouco clara, praticamente desconhecida, parecendo mais um mito do que um real personagem.Foi no período de que se criou o alfabeto cirílico.

OUTROS PRÍNCIPES DE KIEV
Todos estes príncipes têm seus feitos envoltos em muito folclore, eles mostram contornos mais claros como personalidades históricas e têm seus nomes registrados em crônicas da época. Seus retratos, a seguir, foram feitos a partir de tais crônicas. Devo salientar que todos eles foram príncipes de Kiev, ou grãos duques, bem como de outras cidades-estado, como Novgorod, mas para efeito deste post, que já saiu bem maior do que deveria, só estou colocando a data da ascensão ao posto de dirigente de Kiev.

Outra observação necessária é a sobre a mistura entre estado e religião que havia em tempos remotos na Russ. Assim, alguns dos dirigentes viraram, mais tarde, santos da Igreja Ortodoxa, a exemplo de Vladimir e Rostilav. Em quase todos os períodos citados a seguir aconteceu muita disputa, muita guerra, muita batalha. Irmãos contra irmãos, disputa entre membros da família pelo trono. Ocorreu, também, muita coisa boa, como a criação de Moscou. Mas tudo isto daria um livro, não cabendo no espaço pequeno de um post. Quanto a seus feitos, só coloquei os que julgo de maior interesse, para não me estender demais.

Oleg de Kiev: Foi um parente de Ryurik, governou de 882 a 912. Conquistou Kiev em 880 e transferiu a capital de Novgorod para Kiev. Existe uma versão de que ele teria morrido em 941, mas que seu sucessor teria adulterado os registros a fim de estabelecer um vínculo entre ele e Ryurik. Uma prévia das adulterações na história feita por Stalin? Mas existe, também, a versão de terem existido, sucessivamente, dois Olegs.
Igor de Kiev: , de 912 a 945. Existe uma versão que diz ter sido Igor filho de Ryurik que, ao morrer, o entregou nas mãos de Oleg, um seu parente próximo.
Sviatoslav I: de 945 a 972 -filho de Igor , foi o primeiro governante da "Russ de Kiev" com nome tipicamente eslavo e ficou famoso por suas campanhas que subjugaran os povos invasores das terras da "Russ" (os cazares, de origem turca e os búlgaros, entre outros). Ele marcou a primeira grande onda expansionista deste país, indo do Volga às estepes do Mar Cáspio e Balcãs, formando o maior Estado europeu, mas ainda não era um império.

Yaropolk: de 972 a +-978 - filho de seu antecessor, entrou em guerra civil com seus irmãos, se tornando o único governante da Russ. Pouco se sabe a seu respeito.
São Vladimir: de +-978 a 1015) -foi quem adotou a ortodoxia na Rússia, até então pagã.A história desta conversão conta, com pormenores que lembram até mitologia e possuem uma certa dose (intencional, acredito) de comédia.

Conta-se, que Vladimir ompreendeu que uma
"religião centralizada e desenvolvida era essencial num Estado civilizado"
e depois de diversas tentativas cheias de mitos e ídolos,
chamou emissários de várias terras para que expusessem suas fés:búlgaros islâmicos (do Volga), alemães, judeus e gregos.
O filósofo grego falou da Cristandade. Vladimir chamou os anciãos e lhes relatou tudo o que ouvira e escolheu "dez homens, bons e sábios, para experimentarem,em primeira mão, todas as fés que lhe foram apresentadas". As respostas são meio cômicas:
"A versão islâmica do paraíso parece boa, mas a proibição do álcool é demasiada e, seja como for, os búlgaros do Volga cheiram muito mal. Os alemães são desleixados. Os judeus, são uns vencidos, sem país, tendo os Cazares (tribos turcas) sido expulsos por Svyatoslav vinte anos antes. Mas numa igreja grega, relataram os dez sábios, não sabíamos se estávamos no céu ou na terra, pois na terra não existe tal esplendor ou beleza e nem sabemos como descrevê-los. Só sabemos que, ali, Deus vive entre os homens"
. Mas a questão só foi resolvida diante de um argumento mais pragmático: "Se a fé grega, disseram os sábios, fosse do demônio, não teria sido adotada por vossa avó Olga, mais sábia do que ninguém".
Muito da poesia poesia folclórica épica (bylina) da velha Rússia, que ainda subsiste, se refere à corte do período de Vladimir.
livro de byliny
SvyatopolkI:(de 1015 a 1019)
Filho deVladimir, ou como era conhecido - "o Sol Radiante", que teve 12 filhos de cinco mulheres e mesmo assim, adotou seu sobrinho Svyatopolk. Mais do que todos, ele adorava Boris que, assim como Gleb, era filho de uma princesa grega, Anna. Por ser cristão, tinha preferência por seus filhos com Anna, fruto de um casamento também cristão. Assim, julgava tais filhos com mais direitos em relação aos outros. Tencionava transmitir o trono a Boris, mas não teve tempo para isto: enquanto adoeceu e morreu, este filho se encontrava em campanha contra os pechenegues (tribo turca). Sua morte foi mantida em segredo pelos cortesãos, que esconderam o corpo do príncipe em uma igreja, na esperança de que Boris retornasse em breve e, assim, fosse cumprida a vontade do pai. Resumindo a história, Boris não voltou, pois o segredo foi descoberto e ele e seu irmão Gleb foram mortos pelo outro irmão, Svyatopolk, que ocupou o trono de 1015 a 1019.


Gleb e Boris, por não terem reagido à investida do irmão, já empregando, naquela época, a teoria mais tarde pregada por Tolstoi, da não resistência, se tornaram os primeiros mártires da Rússia.

Yaroslav, o sábio
Mstslav
Yaroslav e Mstilav:(de 1019 a 1036) irmãos de Svyatopolk , mais poderosos do que ele e num acordo entre si, em 1026, haviam dividido a Rússia entre eles, estabelecendo uma "diarquia", ao longo do Dniepr, que durou até 10936, com a morte de Mstislav

Yaroslav, o sábio, (de 1036 a 1054), reinou sozinho, até sua morte em 1054. Com ele a Rússia passou por uma "idade de ouro": desenvolveu a construção civil, as artes, a literatura, o ensino e criou o código penal, conhecido por "russkaya pravda". Deste período é a grande Catedral de Santa Sofia, em Kiev, repleta de afrescos, bem como o portão de ouro da cidade. Na Federação Russa ele foi o criador da cidade de Yaroslav, no famoso Anel de Ouro.
Cidade de Yaroslav

Catedral de Santa Sofia
Portão da Cidade(em Kiev)
Iziaslav I - de 1054 a 1068;1069 a parte de 1073;1077 a 1078:

Filho mais velho de Yaroslav com sua segunda esposa. Ele foi um dos autores de uma das partes do já citado código penal. Também mandou construir o mosteiro Pechersk, em Kiev.
Foi deposto em 1068, devido a uma revolta popular e fugiu para a Polônia, voltando em 1069 retorna a Kiev com a ajuda do exército polonês, sendo expulso por seus irmãos em 1073. Se tornou o primeiro rei da Rússia em 1075, morrendo 3 anos depois.

Sviatoslav II - de parte de a 1076
Este príncipe formou, com seus irmãos Vsievolod e Iziaslav, um triunvirato para governar a Russ de Kiev.
Vsievolod I- de parte de 1076 a 1077 e de 1078 a parte de 1093:


Príncipe de Kiev entre 1076/77 e depois, de 1078 até sua morte, em 1093. Era o quarto filho de Yaroslav, O Sábio, com uma princesa sueca e foi o primeiro governante de Kiev a usar o título de "Príncipe de Todas as Rússias".
Segundo a crônica da época, ele era um homem bom e justo e que encerrava em si todas as virtudes, tais como: humanismo, motivação, humildade e mansidão, mas não era feliz. Era poliglota, falava 5 idiomas.

Eupraxia, uma de suas filhas, se casou com Henrique IV, sendo coroada imperatriz sob o nome de Adelaide.

Svyatopolk II- de 1093 a 1113:
Filho de Izyaslav I, assumiu o poder com a morte de Vsievolod, chamado por seu filho por ser o neto mais velho de Yaroslav, o Sábio.As crônicas da época assim se referem a ele:


"Este príncipe tinha elevada estatura, era seco, cabelos escuros e longos, longa barba, era rígido. Não era amante da guerra e apesar de se aborrecer facilmente, logo relevava o motivo da raiva. Fora isto, era avarento e mesquinho".
Vladimir I Monomakh- de 1113 a 1125:
Filho de Vsievolod. É tido como o mais notável dos príncipes russos deste período histórico ora relatado, cheio de glórias de ótimas lembranças.
Seu reinado foi um período de magnificiência da Rússia de Kiev. Foi o primeiro desta dinastia a abrir mão, espontaneamente, do trono a favor de seu primo Svyatopolk, alegando ter ele mais direitos por ser o neto mais velho de Yaroslav o Sábio. Em todos os combates em que o primo se envolveu, Vladimir esteve a seu lado, mas seu interesse maior era a pacificação da Rússia, repelir invasões e a supressão de revoltas populares, que irromperam após a morte de seu predecessor. Para conseguir isto, teve que adotar a via legislativa, com o intuito de acalmar as classes mais baixas e rebeldes. Surge o "Estatuto Vladimir Monomakh", que foi inserido no já citado código penal.
Com este estatuto ele limita a usura, definiu as condições da servidão, sem ir contra as bases das relações feudais básicas, aliviando a situação de devedores e compradores.
Vladimir foi, também, um escritor. Chegou até nossos dias um conjunto de sua obra, reunido em um único volume, intitulado "O Sermão", sendo que um dos volumes é uma autobiografia.


Mstilav Vladimirovitch- 1125 a 1132:

Feito Príncipe de Novgorod aos 13 anos de idade, por vontade de seu pai, tornando-se Grão-Duque de Kiev com a morte do pai.
Filho de Vladimir, seu antecessor. Continuou o trabalho do pai, no sentido de repelir invasões. e pacificar a Rússia. Teve grande talento político e militar.
Seus irmãos pegaram a maior parte da herança do pai: Yaropolk ficou com Pereyaslav (no Anel de Ouro, ver foto abaixo), Vyatcheslav pegou Turov (na Bielorrússia), Andrei com a cidade de Bladimir (Anel de Ouro)e Gueorgui com Suzdal(também Anel de Ouro) e seus sobrinhos ficaram em Kursk e Smolensk.
Pereyaslav


Mas o novo soberano não entrou em disputas, convivendo sempre cordialmente com os irmãos. Nele se manifestavam as mesmas virtudes de seu pai no trono da Rússia:o mesmo zelo e o mesmo amor pelo bem comum, reinando com uma alma sensível e delicada.

Yaropolk II- de 1132 a 1139:

Filho de Vladimir Monomakh, irmão de seu predecessor.Era um político fraco, que enfrentou discórdias exacerbadas dentro do clã Monnomakh. Assim, sob seu governo, a Rússia de Kiev - como Estado unificado - se desintegrou em três reinos distintos. Ao contrário do pai e do irmão mais velho, este soberano não tinha habilidades diplomáticas, nem sabia impor sua autoridade, o que colaborou na desintegração do Estado.


Corajoso quando jovem, aos poucos foi se tornando, quando mais velho, excessivamente cauteloso e lento nas tomadas de decisão e, inescrupulosamente, os que o cercavam se aproveitaram disto. Enfrentou, também, a traição de parentes, inclusive, uma rebelião liderada pelo seu sucessor, Vsievolod II.


Vyatcheslavv ( 1139)
Sobre ele, ver 1150, cor-regência com Yuri Dolgoruki

Vsievolod II- de 1139 a 1146:

Neto de Vsievolod I. Político hábil, sabia tecer alianças e se manteve no trono facilmente. Seu período foi cheio de batalhas e conturbações.


Igor II- de 1146 :

Irmão de Vsivolod II, que em 11145, doente, chamou seus irmãos, primos e parentes e anunciou:
"Se Deus me levar, dou Kiev a meu irmão Igor".
Todos os presentes beijaram Igor, a cruz, reconhecendo, assim, seu direito sobre Kiev. Mais tarde, porém, foi traído e acabou sendo preso. Na prisão, caiu doente, depois de muitos martírios.
Finalmente, chamou seu irmão e lhe informou
seu desejo de ser ordenado, desejo este que acalentava desde quando era Grão-Duque. Acabou se ordenando monge no Monastério Feodorovski, em Kiev (foto abaixo).
Iziaslav II _ de 1146 a 1149 e 1150 a 1153


Iziaslav foi reconhecido por ter brilhantes talentos, muita coragem e amabilidade, nos moldes de seu avô, Monomakh. .Foi vítima de golpe, também, por parte de seu tio e sucessor Yuri Dolgoruky (1154 - 1157).
Data de seu governo a primeira alusão feita à Moscou, quando seu sucessor- Yuri Dolgoruki, o convidou para uma encontro em Moscou, no dia 4 de abril de 1.147.
Vyatcheslavv ( 1151, co-regência com Iziaslav II)
Filho de Vladimir Monomakh. Havia assumido o trono em 1139, temporariamente, quando da morte de seu irmão, Yaropolk. Mas lhe faltava a energia de seus irmãos e lhe sobrava timidez e , até, covardia para lutar pelo trono, apesar de ser do que seu irmão Yuri Dolgoruki.
Sempre insatisfeito com seu pequeno reino em Vshgorod, ele queria mesmo era o trono de Kiev.Yury até tentou lhe entregar Kiev, mais foi dissuadido pelos boiardos que o apoiavam. Em 1149 Yuri e Iziaslav rompem e este último é expulso de Kiev e convida Vyatcheslav
para governarem juntos, mas Vyatcheslav não aceitou. Em 1151, Iziaslav vence a batalha e chama Vyatcheslav para juntos governarem. E assim foi até a morte de Iziaslav, em 1154.

Yuri Dolgoruky (de 1149 a 1150 e de parte de 1156 a parte de 1157)



monumento em Moscou a Dolgoruki
Tido em muitas crônicas como o fundaddor de Moscou, Dolgoruky era o sexto filho de Vladimir Monakh. Dolgoruky é um apelido que significa, literalmente, mãos longas, apelido este que ganhou devido à sua ativa vida política.
Com os conflitos pela posse de Kiev, entre Dolgoruky e Izyaslav, seu sobrinho e sucessor entre 1150 e 1153 , no ano 1156 ordena a construção de umapaliçada no monte Bovitsky, em Moscou. Esta paliçada foi a origem do Kremlin de Moscou.


Iziaslav III: vários períodos, detalhados a seguir

Teve vários períodos de reinado:
em parte do ano de 1155, de parte de 1157 a 1158 e161) Foi o segundo filho do príncipe de Tchernikovski, Dvaid Svyatoslavitch. Fora as batalhas e conflitos, pouca coisa encontrei a seu respeito.


Rostslav (parte de 1154 a parte de 1156
e de parte de 1159 a 1167)


Outro que foi canonizado. Sobrinho de Dolgoruky e filho do também canonizado São Mstslav(1125 a 1132), é uma das mais destacadas entre as personalidades políticas e eclesiásticas da Rússia. Patriarca da Dinastia de Smoliensk, Assegurou ao principado riqueza, poder e independência., sem ser expansionista. Por seu temperamento, ele era atraído para atividades pacíficas. Seus principais feitos estão em Smolensk, uma das cidades mais antigas da Rússia, cujo principado ele organizou.Lá, também, construiu duas fortalezas que levam o seu nome e o de seu pai.
Muitos de seus atos estão ligados à Igreja Ortodoxa Russa.
Smolensk, cidade a oeste da Rússia, às margens do Dniepr


Mstislav II e Gleb de Kiev
de 1169 a parte de 1171


Neste período, o poder foi trocando de mãos entre Gleb de Kiev e Mstislav II, ambos filhos do fundador de Moscou, Yuri Dolgoruki.
Mstislav II
Gleb de Kiev


Andrei Bogoliubovski (de parte de 116 a parte de 1171)


Seu apelido significa "o teólogo". Este também foi canonizado pela Igreja Ortodoxa, por ter sido um príncipe extremamente piedoso. Foi de extrema bravura e obre ele existe uma história interessante:
conta-se que, malgrado a vontade de seu pai, saiu de Kiev e foi para Vladimir, levando consigo um milagroso ícone da Virgem Maria, reverenciado,posteriormente, como uma grande relíquia russa. A noite, na estrada para Rostov, o Príncipe sonhou com a Virgem lhe ordenando que deixasse o ícone emVladimir. Andrei assim fez, construindo no local uma igreja e o castelo que seria sua residência dali em diante. Em torno da Igreja construiu um povoado, que se tornou seu lugar favorito: Bogolyubovo, a 10 km de Vladimir, promovendo o desenvolvimento da região, ligando-a aos centros artesanais de Rostov e Suzdal.
Ícone de Bogoliubovski

Povoado Bogolyubovo
castelo do Príncipe em Bogolyubovo
Igreja construida pelo príncipe
monastério
Ryurik II de Kiev
(nos períodos a seguir):
Ryurik II, filho de Rostslav (1154), teve reinados em diversos períodos:1173; 1180 - 1182;195; 1200;1205 - 1206;1207 - 1210 . Nenhum feito que mereça destaque.


Yaroslav II de Kiev(1174)




Foi pai do famoso Alexandr Nevskiy, também santo ortodoxo, de quem falaremos em próximos posts.

Vsievolod III (1174 a 1176)


Por ter tido 12 filhos, ganhou o apelido de "Grande Ninho"(Bol'shoe Gniezdo").




Roman II, de Kiev - de 1200 a 1205

Danil Galitski-1243
Pelos seu brevíssimo mandato, costuma ser omitido das biografias do dirigente de Kiev:

  • Vladimir de Kiev, 1171
Oa príncipes sobre os quais nada encontrei, além de breve citação, estão relacionados a seguir.


  • Roman I de Kiev (1171 1173)

  • Sviatoslav III (1176 a 1194)
  • Rostislav II(1205)
  • Vsievolod IV, de Kiev (1200 a 1207 e de 1210 a 1214

  • Ingwar de Kiev: 1200; 1214
  • 1214-1223: Mstislav IIII Boris de Kiev
  • 1224-1233: Vladimir IV de Kiev
  • 1233-1234: Iziaslav IV de Kiev
  • 1234-1236: Vladimir IV de Kiev
  • 1236-1238: Iaroslav II de Kiev
  • 1238-1243: Rostislav III de Kiev
  • 1243-1243: Michel I de Kiev
  • 1243-1244: Rostislav IV de Kiev
  • 1244-1248: Rostislav III de Kiev



A precariedade de dados nos faz acreditar que a Rússia de Kiev esteja chegando ao seu final.Notem que, no espaço de um ano, mais de um dirigente passava pelo governo neste finalzinho da dinastia Riurikovitch. Isto é um claro indício de que a desintegração da "Russ" era evidente, pela sua incapacidade de resolver a questão sucessória.
Os grandes edifícios da Rússia de Kiev constituem um legado impressionante de sua cultura.
As Igrejas de Vladimir e arredores são uma preciosidade da arte do século XII, bem como a maravilhosa igreja de Santa Sofia, em Kiev, datada de 1037. Chernigov, Smolensk, Polotsque e Pscov possuem importantes edifícios, mosaicos e afrescos desta época, que valem a pena serem visitados.


O último príncipe desta dinastia foiAleksandr Nievski, que reinou em 1249: apesar do pouco tempo de reinado, ele entrou definitivamente para a história russa e, porisso, merecerá um post só para ele.


  • 249-1249: Alexandre Nevski - nosso PRÓXIMO POST.
FOTOS COMPLEMENTARES
Cenários da Rússia de Kiev
TCHERNIGOV (Ucrânia)
Vladimir (Rússia)
Smolensk (Rússia)
Pscok (Rússia)
Kiev (Ucrânia)
Polotsky (Bielorrússia)

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms