gravura representando os artesãos desta t´cnica
Khokhloma é yma antiga arte popular russa do século XVII, originária de aldeias situadas à margem esquerda do Rio Volga, na região de Nizhny Novgorod, sobre a qual já andei publicando fotos por aqui, já que N.Novgorod se trata de uma das cidades russas que mais me atraem.
Esta é uma técnica decorativa feita em madeira, principalmente nas cores preto e vermelho ou em verde sobre dourado (existem outras cores, mas a predominância é das cores citadas) com uma camada de estanho em pó. A última etapa é levar o trabalho ao forno, até conseguir uma cor de mel ou dourada, que dá uma espécie de luz à madeira. Não sou nenhuma especialista nesta técnica, quem me dera! Apenas pesquisei o assunto na Wikipédia russa, resumindo o seu conteúdo.
Conta a tradição que os camponeses costumavam pintar tigelas e utensílios de madeira, se dirigindo com tais trabalhos às feiras da aldeia de "Khokhloma", a fim de comercializa-los, daí o nome da pintura.
Existe, também, uma outra história para o surgimento desta arte: trata-se de uma explicação lendária, a de que havia um extraordinário iconógrafo - Andrei Loskut, que fugiu da capital, insatisfeito com uma inovação introduzida na Igreja pelo Patriarca Nikon, se escondendo nas florestas da região do Volga,fazendo trabalhos em madeira, inclusive ícones da maneira anterior às alterações feitas pelo Patriarca Nikon, que ao tomar conhecimento do fato, mandou soldados atrás do insubordinado iconógrafo . Andrei se recusou a obedecer, ateando fogo em sua cabana. Antes, porém, de morrer, pediu às pessoas locais que mantivessem sua arte.
Esta lenda me atrai tanto quanto a arte de Andrei, muito utilizada em aparelhos de jantar e utensílios de cozinha e em móveis. Falando a verdade, dá até pena usar.
Atualmente,existem dois centros de produção desta arte, ambos no distrito de Nizhny Novgorod: Semyonov (onde estão instaladas as fábricas "Khokhokmskaya Zhivopis'"(literalmente "de pintura khokholma") e"Semyonovskaya Zhivopis'"(Pintura de Semyonov). Em Semyonov é realizado, anualmente, o festival de artes "Zolotaya Khokhloma" (literalmente, khokhloma dourada).
Outro centro fica e em Syomino Koverninskovo, norte de N.NOvogorod, onde se localiza a empresa Khokholmskoi Khudozhnik" (literalmente "o artista de kholkhoma"), uma união de artistas das aldeias da região.
Outro centro fica e em Syomino Koverninskovo, norte de N.NOvogorod, onde se localiza a empresa Khokholmskoi Khudozhnik" (literalmente "o artista de kholkhoma"), uma união de artistas das aldeias da região.
Finalizo com um vídeo que cá uma ideia de como é feita a pintura em khokhlóma:
fonte: http://www.samovarovo.ru/elektricheskii-samovar.html
vídeoы de russsuvenir e deTATIANA551000
Um comentário:
Me encantó saber de este tipo de arte en particular. Mis abuelos nacieron en Ucrania. Me sirven estos datos para mi blog de arte.
Un abrazo grande!
Postar um comentário