quarta-feira, 2 de junho de 2010

SR. TROLOLO - DIRETO DA RÚSSIA PARA O MUNDO.



Dia destes eu estava lendo sossegada, quando minha filha me chamou correndo até seu computador, a fim de me "apresentar" um russo que estava bombando na internet: tratava-se do "sr. Trololo".

A princípio, julguei não passar de uma brincadeira. Assisti ao vídeo e, no fim,surpresa, reconheci no tal Trololo um cantor soviético que sempre admirei. Tenho várias coletâneas de música soviética, nas quais ele é presença constante.Ele, agora, possuiu um extenso fã clube, efêmero, certamente, como tudo na rede, formado de um momento para outro, quando os americanos soltaram no Youtube o vídeo viral, postado acima. Trata-se de um vocalize; o cantor é Edúard Khil', cantor lírico, já idoso (nasceu em 1934) e há bom tempo caído no esquecimento em seu país, onde dá espetáculos, , mais para o público idoso, apesar de, na época da URSS, ter recebido uma das maiores condecorações que um artista poderia almejar: o prêmio "artista do povo".


Khil vive na cidade maravilhosa de São Petersburgo , no prédio a seguir, situado na rua Rubinshtein, entre a av. Nevski e a av. Zagorodni.

Seu súbito sucesso, hit nos eUA, foi com o vocalise "Estou feliz, pois enfim volto para casa", lançado em 1966. Música sem frases e sem palavra, só com tro-lo-lo-lo-lo, ha, ha, ha, ha, ha, e coisas semelhantes. Em poucos dias, este vídeo foi assistido por milhões de pessoas.

Confiante e alegre, Khill deu sua primeira entrevista, como "sr. Trololo" , à Gazeta da Rússia e disse que só tomou conhecimento do fato de que estava "estourando" na rede quando seu neto lhe disse:
-"Vovô, você fica aí deitado no sofá enquanto a América está louca por você?" Só então ele pode ver as imitações que rolam na rede. Adorou todas elas.Contou que apesar da principal característica do chamado "Trololo" ser a completa ausência de texto, na versão original havia um texto que, não passou na censura soviética.

Agora, deixo vocês com o Khil lírico, nos tempos soviéticos, período em que atuou no cinema e fez diversas trilhas sonoras.
Os s vídeos a seguir são das músicas que mais gosto dele. Ressalto que a maioria é de teor patriótico, outras bem marciais, aliás, como era moda na época do regime comunista. Independente do tema, me agrada a melodia das canções e a voz do cantor. Espero que gostem, apesar de ser tudo muito diferente do que nós estamos habituados a ouvir por aqui.


Aksínia








Fonte: youtube

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms