TRADUÇÃO DA RESPOSTA: Re: casa de Raskolnikov
Аксинья, добрый день, Существуют разные точки зрения по поводу адреса Дома Раскольникова - в Петербурге есть несколько домов, которые подходят под описание дома Раскольникова в романе. Условно принято считать "домом Раскольникова" дом на углу Гражданской улицы и улицы Пржевальского, 19/5. Этот дом находится в районе Сенной площади - в этом районе очень много адресов, связанных с Ф.М.Достоевским. Это центр города, 20-30 минут пешком от Музея Достоевского. В Музее Достоевского можно заказать экскурсию по местам Ф.М.Достоевского в Петербурге, можно купить аудиогид "Петербург Достоевского". С уважением, Анастасия Князева Музей Достоевского
Aksinia, bom dia,
Existem diferentes pontos de vista em relação ao endereço da Casa de Raskolnikov - em Petersburgo existem algumas casas que se aproximam da descrição da casa de Raskolnikov no romance. É convencional considerar a aceitação, como "casa de Raskolnikov,", a casa na esquina da rua Grajdanski com rua Prjevalski(*), 19/5. Esta casa se situa na região da praça Sennoi , região onde muitos endereços estão ligados a F.M.Dostoievski. É o centro da cidade, a 20 ou 30 minutos a pé do Museu de Dostoievski. No mMuseu de Dostoievski é possível encomendar excursões pelos locais de F.M.Dostoievski em Peterburge é possível comprar o áudio livro"A Peterburgo de Dostoievski" Respeitos amente, Anastácia Knyazeva Museu de dostoievski
Com base no que Anastácia Knyazeva escreveu, posto algumas fotos da referida casa (a mesma casa da foto inicial deste post):
clique na foto Foto antiga do local(ligado ao canal Griboedova, pela Ponte Kokuchkin)
Continuando com mais fotos desta mesma casa: notem o detalhe da foto abaixo, que confirma o que Anastácia Knyzeva escreveu em seu e-mail, ou seja, de que é convencional a aceitação desta como a casa do personagem: nela há uma placa onde se lê "casa de Raskolnikov e a estátua de Dostoievski: Detalhe da placa: Para Dostoievski a Praça Sennaya era um lugar especial, simbólico, talvez o mais importante em São Petersburgo. É exatamente aí e nas suas imediações que se desenvolvem as cenas culminantes de alguns de seus romances, tais como"Crime e Castigo" "Gente Pobre" e "Noites Brancas". Estudiosos de sua obra concluíram,(de acordo com informações contidas no site http://www.ddspb.ru) que a casa da velha usurária fica no Canal Griboedova, n.104, a de Sonya Mameladova é bem pertinho, no n.73 deste mesmo Canal ea de Raskolnikov, no n.19 da Rua Grazhdanskaya. Atualmente a raça Sennaya fica no centro de Petersburgo, com desenvolvimento e infraestrutura de uma grande capital: é um grande centro comercial, com restaurantes, bares, e um sem-número de boutiques, tudo muito diferente dos tempos do escritor, quando era um dos mais desagradáveis locais da então capital, face a concentração de marginais, perdendo apenas para o Cana Obvodniy e Praça Likovski. Aqui existia um importante mercado que vendia tudo super barato, os mais baratos da cidade e a multidão se atropelava na disputa dos produtos aí vendidos. Estava sempre emporcalhada, repleta de lixo, , cheirando à podridão.
casa da velha usurária
casa de Sonya
Набережная канала Грибоедова,73 fonte: http://www.panphoto.spb.ru/files/pages/page0051.htm
|
Resta acresentar que, nesta casa de Raskolnikov, tudo corresponde ao descrito no romance:a casa situada na esquina da antiga rua Machenskaya com a Stolyarny, o pátio, o número de andares, o trajeto até a casa da usurária e, sobretudo, a escada de 13 degraus, conforme fotos a seguir:
o pátio
Agradeço as informações prestadas pelo Museu do autor e lembro ao nosso visitante que o site do museu possui muitas informações adicionais pra lá de interessantes.
4 comentários:
estava lendo crime e castigo e procurei no google imagens de sao petersburgo quando fui direcionado para esse blog. muito legais as fotos, fica mais facil ambientar o livro agora. a escada era exatamente como eu tinha imaginado. abraco.
eu já, como não sabia nada de petesburgo, imaginei uma escada aberta ao ar livre...
Eu li "Noites brancas", "Recordações da casa dos Mortos" e agora estou lendo "Crime e Castigo", e imaginei São Petesburgo exatamente deste jeito, com esse estilo de prédios e construções!
Sensacional... Adorei o post ... Navego via smatphone do meio do nada com conexão precaria... não poderia deixar de comentar algo tão interessante... Parabens pelo blog
Postar um comentário