terça-feira, 29 de junho de 2010

SÃO PETERSBURGO DE DOSTOIEVSKI: A CASA DE RASKÓLNIKOV EXISTE OU NÂO?


A Petersburgo de Dostoievski cada um vê a seu modo: para uns, uma cidade sombria, de pátios entulhados, vielas estreitas, céu cinzento, desalento total. Já para outros assume total importância, por ser o cenário onde se desenvolvem as ações dos romances que consideram os melhores já lidos.Me incluo no seguindo caso, dos que vêm em "Piter"não só a magnificência de uma cidade belíssima, que desafia o convencional desde a sua construção,mas, também, um teatro vivo, cuja atmosfera faz lembrar, a cada passo, a obra do grande mestre peterburguense. E foi por isso que me interessei em saber se, ao criar seus personagens, Dostoievski os ambientava em locais existentes em Piter ou se tais locais eram fruto de sua criatividade. Como era a Petersburgo de Dostoievski?Comecei a pesquisar a partir do genial Raskolnikov, o personagem central de "Crime e Castigo", o mais denso e complexo que já li. Existiria alguma casa que pode ser considerada como "a casa de Raskolnikov"? Teria o autor se baseado em alguma casa onde tenha residido?Procurei a respostas em diversos sites russos e encontrei mais de uma casa apontada como sendo a deste personagem, o que me levou a escrever ao Museu de Dostoievski, situado em Piter, em busca de alguma resposta mais concludente. Tal resposta veio rapidíssimo e está postada a seguir:

Data: 28/6/2010 14:19:25
Para: aksinia
Assunto: Re: дом Раскольникова

Аксинья, добрый день, Существуют разные точки зрения по поводу адреса Дома Раскольникова - в Петербурге есть несколько домов, которые подходят под описание дома Раскольникова в романе. Условно принято считать "домом Раскольникова" дом на углу Гражданской улицы и улицы Пржевальского, 19/5. Этот дом находится в районе Сенной площади - в этом районе очень много адресов, связанных с Ф.М.Достоевским. Это центр города, 20-30 минут пешком от Музея Достоевского. В Музее Достоевского можно заказать экскурсию по местам Ф.М.Достоевского в Петербурге, можно купить аудиогид "Петербург Достоевского". С уважением, Анастасия Князева Музей Достоевского
TRADUÇÃO DA RESPOSTA: Re: casa de Raskolnikov

Aksinia, bom dia,

Existem diferentes pontos de vista em relação ao endereço da Casa de Raskolnikov - em Petersburgo existem algumas casas que se aproximam da descrição da casa de Raskolnikov no romance. É convencional considerar a aceitação, como "casa de Raskolnikov,", a casa na esquina da rua Grajdanski com rua Prjevalski(*), 19/5. Esta casa se situa na região da praça Sennoi , região onde muitos endereços estão ligados a F.M.Dostoievski. É o centro da cidade, a 20 ou 30 minutos a pé do Museu de Dostoievski. No mMuseu de Dostoievski é possível encomendar excursões pelos locais de F.M.Dostoievski em Peterburge é possível comprar o áudio livro"A Peterburgo de Dostoievski" Respeitos amente, Anastácia Knyazeva Museu de dostoievski (*)rua Stolyarnaya
Com base no que Anastácia Knyazeva escreveu, posto algumas fotos da referida casa (a mesma casa da foto inicial deste post):


fonte da foto: http://www.lebed.com Vista das duas esquinas onde se localiza esta casa
clique na foto Foto antiga do local(ligado ao canal Griboedova, pela Ponte Kokuchkin)
Continuando com mais fotos desta mesma casa: notem o detalhe da foto abaixo, que confirma o que Anastácia Knyzeva escreveu em seu e-mail, ou seja, de que é convencional a aceitação desta como a casa do personagem: nela há uma placa onde se lê "casa de Raskolnikov e a estátua de Dostoievski: Detalhe da placa: Para Dostoievski a Praça Sennaya era um lugar especial, simbólico, talvez o mais importante em São Petersburgo. É exatamente aí e nas suas imediações que se desenvolvem as cenas culminantes de alguns de seus romances, tais como"Crime e Castigo" "Gente Pobre" e "Noites Brancas". Estudiosos de sua obra concluíram,(de acordo com informações contidas no site http://www.ddspb.ru) que a casa da velha usurária fica no Canal Griboedova, n.104, a de Sonya Mameladova é bem pertinho, no n.73 deste mesmo Canal ea de Raskolnikov, no n.19 da Rua Grazhdanskaya. Atualmente a raça Sennaya fica no centro de Petersburgo, com desenvolvimento e infraestrutura de uma grande capital: é um grande centro comercial, com restaurantes, bares, e um sem-número de boutiques, tudo muito diferente dos tempos do escritor, quando era um dos mais desagradáveis locais da então capital, face a concentração de marginais, perdendo apenas para o Cana Obvodniy e Praça Likovski. Aqui existia um importante mercado que vendia tudo super barato, os mais baratos da cidade e a multidão se atropelava na disputa dos produtos aí vendidos. Estava sempre emporcalhada, repleta de lixo, , cheirando à podridão.

casa da velha usurária
casa de Sonya
Набережная канала Грибоедова,73 fonte: http://www.panphoto.spb.ru/files/pages/page0051.htm

Resta acresentar que, nesta casa de Raskolnikov, tudo corresponde ao descrito no romance:a casa situada na esquina da antiga rua Machenskaya com a Stolyarny, o pátio, o número de andares, o trajeto até a casa da usurária e, sobretudo, a escada de 13 degraus, conforme fotos a seguir:
o pátio
a escada de 13 degraus, já citada na abertura da obra
Agradeço as informações prestadas pelo Museu do autor e lembro ao nosso visitante que o site do museu possui muitas informações adicionais pra lá de interessantes.


4 comentários:

Anônimo disse...

estava lendo crime e castigo e procurei no google imagens de sao petersburgo quando fui direcionado para esse blog. muito legais as fotos, fica mais facil ambientar o livro agora. a escada era exatamente como eu tinha imaginado. abraco.

Gabriel Cezar disse...

eu já, como não sabia nada de petesburgo, imaginei uma escada aberta ao ar livre...

Cintia disse...

Eu li "Noites brancas", "Recordações da casa dos Mortos" e agora estou lendo "Crime e Castigo", e imaginei São Petesburgo exatamente deste jeito, com esse estilo de prédios e construções!

SP by FOOT disse...

Sensacional... Adorei o post ... Navego via smatphone do meio do nada com conexão precaria... não poderia deixar de comentar algo tão interessante... Parabens pelo blog

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms