segunda-feira, 31 de maio de 2010

L.GORDO E M.AMARGO: VOCÊ CONHECE ESTAS FERAS D LITERATURA RUSSA?

 http://s56.radikal.ru/i152/0904/d5/f3b93e29f1dd.jpg
 caricatura intitulada "o pássao Gógol", de Leonid Pafrenov

Sou totalmente contra a tradução de nomes próprios, sobretudo em se tratando de escritores russos.  Nunca vi ninguém se referir a Shakespeare como "Guilherme" Shakespeare, ou a Zola como Emílio Zola; mas, infelizmente, isto é uma constante em se tratando de escritores russos, ou pelo menos, era, até há alguns anos atrás. E haja confusão no assunto. Em alguns lugares se referem a Leão Tolstoi.Outras vezes o tratam a francesa: Leon Tolstoi, que era amigo do Máximo Gorki! Mas nunca li em canto algum que existiu um presidente americano chamado João Kennedy, como nada li a respeito de Ernesto Hemingway .

Esta mania está presente em quase todos os romances de escritores russos traduzidos diretamente do francês. Não entendo porque os franceses insistem nisto, sendo que- com certeza- não gostariam de ter seus nomes traduzidos para qualquer outro idioma.


Fica uma pergunta que não quer se calar: se é para traduzir o nome, por que não fazem o mesmo com o sobrenome?

Seria bem interessante. Teríamos os seguintes escritores:

- Leão Gordo(o autor de Guerra e Paz)
-Máximo Amargo (autor de A Mãe)
 -Nicolau Mergulhão (autor de Almas Mortas)
-Anatólio dos Pescadores (autor de Os Filhos da Rua Arbat )

- André Branco (autor de Petersburgo)
- Antonio dos Tchecos (autor de Tio Vania e As Três Irmãs)
Não sei por qual motivo, não traduziram o "Fédor" Dostoïevsky para Teodoro. Seu sobrenome, talvez, tivesse que ser traduzido para "de Dostbévo": Teodoro de Dostbevo (nome de uma aldeia na Bielorrússia, onde teve origem a família Dostoievski, até onde sei).

Graças a Deus (e a uma nova safra de excelentes  tradutores brasileiros), agora estão traduzindo tais escritores diretamente do russo para o português e meu escritor predileto já aparece com seu nome correto: Liev...

MD

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms