segunda-feira, 12 de abril de 2010

PANORAMA BORODINO: MEMÓRIA DA DERROTA DE NAPOLEÃO NA RÚSSIA



Estando em Moscou, você não pode deixar de conhecer o mais impressionante museu que já visitei: telas gigantes, som, você se sente participante da batalha, quando Napoleão, com toda a sua insuportável arrogância, invadiu a Rússia...Mas o que era dele estava guardado. Foi uma das derrotas mais vexatórias de sua carreira de rapina.
O Museu Panorama Borodinó fica situado bem no centro de Moscou, na Av. Kutuzov, no histórico território do antigo subúrbio moscovita de Filí, onde em 13 de setembro de 1812, em uma simples isbá pertencente a Frolov, um mujique, foi realizado o conselho de guerra que decidiu o destino da Rússia. Este museu é um complexo que inclui um centro histórico e um memorial dedicado a este fato histórico, que tanto marcou o país, sendo, inclusive, tema de Guerra e Paz, do genial Liev Tolstoi.  Desde aquela época, passaram a chamar a cabana de Kutuzov  - nome do Marechal de Campo que liderava as tropas russas. A antiga isbá virou um símbolo histórico. Próximo a ela há o edifício do Museu Kutuzov e  um obelisco demarcando uma vala comum, onde estão os restos de 300 soldados russos. Bem próximo, também, está o Arco do Triunfo, erguido em 1834.




































No ano de 1973 construíram um monumento aos heróis da guerra, sendoerguido em frente ao museu, com uma enorme estátua de Kutuzov montado em seu cavalo (foto do início do post).

  O ponto alto do complexo é o  chamado Panorama  "A Batalha de Borodino", obra de Franz Roubaut , pintor russo natural de Odessa. Verdadeira obra-prima em homenagem aos guerreiros que botaram para correr, literalmente, os seus invasores. Uma tela gigante (de 115m de largura por 15m de altura) representa a batalha no campo de Borodino, que apesar de não ter sido a responsável pela vitória, foi muito importante na história desta guerra. Em alguns trechos da tela gigante, existem pedaços de madeira e outros objetos reais, o que deixa a obra ainda mais viva, além do som da batalha.

Paralelo ao Panorama, há  exposição permanente de vários objetos da guerra e objetos pessoais de Kutuzov, tipo uniforme, armas, enfim,  tudo relativo a este período, desde o início ao fim da guerra.

CENAS DE BORODINO:

























A imagem 
“http://www.mozya.ru/in-msk/20060514.borodino/003.small.jpg” contém 
erros e não pode ser exibida.
Mais cenas você poderá olhar no site do museu:
http://www.1812panorama.ru/painting/battle.html

ou no vídeo a seguir, feito em uma de minhas visitas a este local:

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms