sábado, 17 de abril de 2010

LIVRO DO DIA: EM RITMO DE CONCERTO (NIKOLAI DEJNIIÓV)

Delícia de livro: uma sátira social e política pra ninguém botar defeito, reafirmando que nem só de clássicos vive a literatura russa. Como está descrito na contracapa do livro, trata-se " de uma bem-humorada história de amor na Moscou dos dias atuais".

A história é, resumidamente, o seguinte:
Lucário é um anjo que volta à terra para expiar seus pecados. Vivendo como duende na casa de uma senhora, vê seu mundo transformar-se quando conhece Ana, sobrinha da mulher. Aí entra em cena o eterno conflito: a gente deve viver o lado espiritual ou o material? E este dilema envolve Lucário, que fica indeciso entre seguir rumo à purificação total de seu espírito ou tomar a forma humana e tentar o amor de Ana. E, a partir deste enredo, a trama segue seu curso um tanto fantástico, mas sem cair em pieguices a que estão vulneráveis tais temáticas.

A tradução é impecável, de Paulo Bezerra.

Um pouco sobre o autor:
Nikolai Borissovitch Dejnióv, cujo sobrenome verdadeiro é Popov, nasceu em Moscou, em 18 de maio de 1946.
Passo o período de 1964 a 1970 estudando no Instituto Moscovita de Física e Engenharia (MIFI).
Trabalhou na área até 1972 e continuou a estudar, se formando na Academia de Comércio Exterior da URSS em 1980, passando a trabalhar no Ministério de Ciência e Tecnologia da URSS. Entre 1983 e 1989, esteve servindo na ONU, em Viena, no âmbito da cooperação técnico-científica internacional.

A partir de 1988, parou com todas as suas atividades, passando a se dedicar apenas à literatura. Escreveu pouco menos de 20 livros, mas -infelizmente, só tenho notícias de ter sido traduzido para o português, no Brasil, o livro em questão.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms