Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

---História da Rússia stravés dos selos.Parte 1:Selos no Império Russo



Quando eu era novinha, amava colecionar selos. Possuía muitos, que meu avô, um libanês, me dava, vindos de sua terra, em correspondências que trocava, habitualmente, com sua família, que havia permanecido por lá. Possuía, também, vários selos do Brasil, alguns da Itália, Espanha e Portugal, França, Bélgica, etc, que minhas tias e meu pai arrumavam para mim. Com o tempo, fui largando minha coleção, que se perdeu durante uma das mudanças de casa que fiz, mas meu interesse por eles permanece até hoje, o que me levou a criar este post com selos históricos da Rússia durante o período do Império Russo.Através deles, a gente pode vislumbrar um pouco da história do país.
(Os da União Soviética formarão um post a parte,para um futuro próximo ).
Para fazer a postagem, encontrei - entre outras fontes citadas no rodapé desta página - um site russo que vende selos online. Dele retirei algumas imagens aqui disponibilizadas, com o devido crédito. Estou pensando em refazer minha coleção, só que, agora, apenas com selos históricos russos, completando a mania que tenho por tudo que seja de lá.

O selo da abertura do post é da Rússia do pós "independência", ou seja, pós era soviética, 1992, ano em que surge impresso nos selos a palavra "Rússia", tanto em cirílico, quanto no alfabeto latino; mas isto já é a parte final da história dos selos naquele imenso país em um terceiro post da série: vamos, portanto, começar do comecinho, lá da época do Império Russo. 

 O primeiro selo do Império foi um selo padrão,com tiragem em massa para todos os tipos de tarifa e uso cotidiano, sem nada de comemorativo, sendo emitidos via circular do Departamento Postal do Império Russo no dia 10 (22) (1) de dezembro de 1857. Não foram todos os distritos russos que o colocaram a venda. O uso geral deste selo em todo o território russo se deu, apenas, em 1º de janeiro de 1858, excetuados o Cáucaso, a Transcaucásia e a Sibéria, onde seu uso só foi oficializado a partir de  1º de março.
 "Selo postal" "10 copeques(2) o lote"(3)

Foram emitidos 3 milhões deste selo, com marca d'água, sem perfurações. No seu centro, vê-se um brasão em relevo branco, do Departamento Postal do Império.  Impressão "offset". Seu projeto se iniciou em 1851, quando A.P.Tcharukovski, responsável pelo transporte postal por estrada de ferro,  foi enviado, numa expedição, à Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália, Áustria, Suíça e Alemanha, para estudar técnicas utilizadas em selos. No ano seguinte, a expedição retorna à Rússia, mas a Guerra da Crimeia (4) atrapalhou a inovação postal.

Em 1856, o projeto é retomado e saem os primeiros testes de selos colados, de dois tipos: um com o brasão estatal e outro com a cabeça de Mercúrio, da mitologia romana. Eram selos protegidos contra falsificação, perfurados, sendo cada um deles impresso com tintas pretas, azul, verde e carmin



O imperador Aleksandr II (5) aprovou os testes em outubro de 1857, liberando para impressão três modelos impressos, nos valores nominais de 10, 20 e 30 copeques(6).

Em agosto de 1863, o Departamento Postal sancionou o lançamento do selo urbano de valor nominal de 5 copeques, correspondente à tarifa de postagem de cartas urbanas entre Moscou e São Petersburgo, vigorando até o ano de 1865.
 Crédito: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1863_citypost_5k_nh.jpg?uselang=ru


De acordo com o site http://post-marka.ru/, até 1864, a remessa de todas as correspondências postais para o exterior eram pagas apenas em dinheiro, o que   era desconfortável tanto para o remetente, quanto para os trabalhadores dos correios: apesar de existirem taxas de remessa diferentes para diferentes países, o pagamento em dinheiro vivo causava problemas operacionais para ambas as partes. Para solucionar tais problemas, o Departamento Postal anunciou, em junho de 1864, a emissão de selos com valores nominais de 1,3 e 5 copeques e autorizaram seu uso, em conjunto com emissões anteriores, para o pagamento de  correspondências simples enviadas para o exterior. Permitiu-se, ainda, que tais correspondências fossem, também, pagas em dinheiro ou pagas pelo destinatário, quando de seu recebimento. Outros tipos de remessas, entre as quais encomendas e remessas monetárias, somente eram aceitas em dinheiro, bem como os seguros de tais envios.
Até 1874 , foram  realizadas algumas emissões deste tipo, com valores nominais de 1 a 30 copeques.
Em maio de 1866 surge o primeiro selo telegráfico para a cidade de São Petersburgo.
 


Em dezembro de 1904, durante a Guerra Russo-Japonesa, por encomenda da Real Sociedade Patriótica  Feminina, foram lançados os primeiros selos postais  beneficentes da Rússia, no valor de 3 copeques, em proveito dos órfãos  dos combatentes, que estavam sob a proteção da citada sociedade.

Créditos: https://ru.wikipedia.org/ 

Também durante o início da Primeira Guerra Mundial houve emissão de selos beneficentes, mais exatamente em novembro de 1914, ainda a pedido da já citada Real Sociedade Patriótica Feminina. Parte dos recursos auferidos com estes selos se destinou à ajuda aos feridos e aos familiares dos mortos na guerra e é exatamente isto que se lê nos selos, nos quais vem estrito em letra de forma "ОБРАЗЕЦЪ (6) (amostra, modelo) .

 Créditos: https://ru.wikipedia.org/
Em 1915, foi repetida a emissão de 1914, com ligeiras alterações.

 Créditos: https://ru.wikipedia.org/ 

 A seguir, selos do ano do ano  1884, sem grandes novidades:


Crédito: http://post-marka.ru/

Em 1913 é lançada a primeira série de selos comemorativos na Rússia, dedicados às festividades dos 300 anos da casa imperial dos Romanov.Na realidade, eram selos postais de propaganda das autoridades monárquicas e por isso lhes foi dedicada uma atenção especial, uma vez que estas autoridades estavam com a imagem um pouco abalada depois das ações revolucionárias entre os anos 1905 e 1907. A preparação da série começou em 1909 e foi supervisionada por altos funcionários, incluindo  o Presidente do Conselho de Ministros da época, Piótr Arkád'ievitch Stolýpin.

 Crédito: http://www.rudata.ru/

A série foi composta por 17 selos, cada um com um valor nominal e de uma cor.
 

Crédito: https://stamps.ru/

 1 copeque: marrom alaranjado, retratando Pedro I (Pedro, o Grande);
2 copeques: verde amarelado, retratando Aleksandr II;
3 copeques: rosa avermelhado, retratando Aleksandr III (pai do último tzar);
4 copeques: carmin avermelhado, retratando, uma vez mais, Pedro I;
7 copeques: marrom, retratando Nicolai II (o último tzar);
10 copeques: azul, retratando, uma vez mais, Nicolai II;
14 copeques: azul esverdeado, retratando Catarina II (Catarina, a Grande);
15 Copeques: marrom claro, retratando Nicolai I;
20 copeques: verde oliva, retratando Aleksandr I;
25 copeques: lilás escuro, retratando Aleexei Mikhailovitch (pai de Pedro, o Grande);
35 copeques: azul violeta, verde escuro, retratando Pavel I;
50 copeques: marrom, verde escuro, retratandoElizaveta Petrovna (filha de Pedro, o grande com Catarina I);
70 copeques: verde amarelado, marrom, retratando Mikhail Fiódorovitch (reinou de 1613 a 1645);
1 rublo: verde escuro, retratando  o Kremilin de Moscou;
2 rublos: marrom avermelhado, retratando o Palácio de Inverno em São Petersburgo;
3 rublos: violeta escuro, retratando  a Casa dos Boiardos Romanov. 
5 rublos: preto castanho, representando, ainda, Nicolai II.

Finalizando, esta coleção está a venda no site https://stamps.ru/store/pervyy-kommemorativnyy-vypusk-300-letie-doma por 30.000rublos, ou 1595 reais, em cotação de 25/02/2017. 




 Notas da Milu:

(1) Diferença de datas entre o calendário Juliano (adotado na Rússia, pela Igreja Ortodoxa) e Gregoriano, que é o nosso calendário. O juliano é atrasado, em relação ao nosso, em 12 dias.
(2) Centésima parte do rublo, equivalente ao nosso centavo.
(3)No selo a palavra lote está grafada de acordo com a antiga ortografia do império russo. O uso da letra ъ deixou de vigorar, de maneira geral, no final das palavras, após a reforma ortográfica de 1918.
(4) De 1853 a 1856, foi uma guerra do Império Russo contra os impérios Francês, Otomano, da Sardenha e Reino Unido.Os inimigos do Império Russo contavam com o apoio do império austríaco.
(5) Pai do último tzar da Russia, Nicolai II.
(6) Atualmente, esta palavra se escreve sem o sinal duro (ъ).


Créditos - Todo o texto informativo foi baseado em material extraído dos sites abaixo citados:
http://stamprus.ru/
http://post-marka.ru/
https://ru.wikipedia.org/ 
https://stamps.ru/catalog/pervyy-kommemorativnyy-vypusk-300-letie-doma

Nenhum comentário:

Postar um comentário