sábado, 7 de novembro de 2015

Sobrenomes russos e soviéticos



Continuando com a série "Nomes Russos", hoje vai um post para a questão dos sobrenomes russos. Nem todos os sobrenomes que julgamos serem russos o são. Alguns pertencem até a cidadãos nascidos na Rússia, mas sua origem é outra, comumente, algum dos países que pertenceram ao império russo ou à URSS. Não podemos perder de vista esta característica russa: devido ao expansionismo tanto do império tzarista , quanto do soviético, ela se tornou um cadinho de nacionalidades e etnias. A miscigenação foi muito grande, com casamentos entre pessoas das várias nacionalidades, o que faz com que algumas pessoas consideradas russas tenham sobrenomes típicos, por exemplo, da Ucrânia ou outra república. O mesmo é válido para todas as outras repúblicas que integraram o império.

Não é tão difícil, assim, detectar se tal ou qual sobrenome é russo, ucraniano, georgiano, etc. Normalmente, seus sufixos indicam a origem e, se você observar esta terminação, a chance de errar será menor.
Senão vejamos:

Sobrenomes russos:

- ov, ev: estes sufixos são os mais comuns nos sobrenomes russos e estão presentes, em cerca de 60 a 70% deles. Normalmente estes sobrenomes se formaram a partir do patronímico do pai ou do nome do avô, ou do nome batismal ou apelido, por exemplo:
 Ivan, filho de Ivan ► Ivanov; Piotr, filho de Piotr ► Petrov; Aleksei, filho de Aleksei ►Alekseev
Interessante soão os nomes formados não a partir de apelidos carinhosos, domésticos, mas de apelidos mesmo, do tipo "imberbe" ( bezborody), o resultado será Bezboródov. Este é o sobrenome do árbitro russo Valdislav Bezboródov:

 Vale o mesmo princípio para as designações de profissões. Por exemplo,  o filho do ferreiro será Kuznetsov,como no caso do pintor russo Aleksey Aleksandrovitch Kuznetsov:

De profissão também veio o nome do grande escritor Ivan Gontcharov, autor de Oblómov e da família da esposa de Pushkin:  este sobrenome vem da palavra "gontchar", que significa "oleiro".
Soma-se a estes uma série de sobrenomes, como: Melnikov (derivado de 'melnik -moleiro), Yamshchikov, derivado de "yamshchik" (cocheiro) e por aí afora.
Resta um pequeno detalhe: o sufixo ov se aplica a nomes terminados em consoantes duras (Ignat = Ignatov) e o sufixo ev a nomes terminados por consoantes brandas (Golodiay = Golodiaev).

- In: esta é a segunda terminação mais utilizada nos sobrenomes russos, após os terminados em ev e ov. Em algumas regiões russas, principalmente na região do Volga, sobrenomes com esta sufixação ocupam cerca da metade da população. Exemplo, Yuri Nikulin, ator russo, que encenou vários filmes chegaram ao Brasil, tipo "Brilliantovaya ruká" (Mão Brilhante).

Não podemos nos esquecer, também, de um dos sobrenomes russos terminados em in mais em evidência entre a gente: Putin. Volto a lembrar que este sufixo pode causar confusão, por ser usado, também,  na Ucrânia e Bielorrússia, sendo mais comuns nestas duas ex repúblicas soviéticas.

- ikh: terminação típica do norte da Rússia, onde surgiu, tenhdo depois se espalhado para a Rússia central e região dos Urais. Sobrenomes com tal sufixação surgiram, também, na Sibéria. Exemplo: o ator  russo Danil Belykh ( filme: Sváty).


ski/ - tski: Com sobrenome terminados por tais sufixos tem-se o excelente intérprete e ator russo Mikhail Boyarsky.


  •  Sobrenomes ucranianos:

Normalmente, os sufixos que determinam um sobrenome ucraniano são:
- Enko: Este é o sufixo mais comum entre os sobrenomes ucranianos, como, por exemplo, Vladímir Korolenko, escritor russo, mas nascido na Ucrânia:

Outro exemplo é Aleksandr Lukashenko, presidente ditador da Bielorrússia, cujo avô paterno era ucraniano:


- Eiko: como Boreiko, Andreiko
- Otchk: como Dmitri Semotchko, jogador de futebol ucraniano:

 - ko, sirko, butko, bujko,como o caso da escritora e poeta ucraniana Oksana Zabujko:

- da: como Negoda, a exemplo da atriz do conhecido filme russo "A Pequena Vera", Natalya Negoda, da qual desconheço a descendência, mas muito provavelmente é ucraniana, já que sua mãe se chama Tamara Pavliuchenko, sobrenome tipicamente ucraniano.

 -tsk: este sufixo  é comum, também, entre outros grupos eslavos, tais como os poloneses, bielorrussos, eslovacos, tchecos, macedônios, búlgaros, russos e judeus eslavos (por empréstimo). Exemplo dele encontramos no sobrenome do famoso cantor russo, Vladímir Vyssótski, nascido em Moscou, filho de um judeu ucraniano, natural de Kiev.



- ovsk, como no sobrenome do grande compositor Piotr Ilitch Tchaikovski, nascido na Ucrânia.


- evsk: saliento que, como toda regra tem exceção, Dostoievski não é oriundo de família ucraniana, até onde sei, mas de família bielorrussa.
- itch: este é outro sufixo amplamente utilizado em sobrenomes eslavos, tais como servos, poloneses, croatas, bielorrussos, russos, etc. 

Outros sufixos:
- ar',  iv,  iy, oi, ei, ai, ak, ik, nik, ailo, uk, ets,la, lo, ba, no, an, shin, in
São comuns, também, sobrenomes ucranianos derivados de profissões, como por exemplo, Rybakov (derivado de pescador) e este é o sobrenome do escritor russo Anatoli Rybakov, judeu ucraniano, autor de "Os Filhos da Rua Arbat", o clássico da 'perestroika'.


Sobrenomes derivados dos nomes de animais, como é o caso de Nikolai Gógol (Gógol, em russo, é mergulhão, um passarinho).


A variação na formação dos sobrenomes ucranianos é muito extensa e não caberia neste post, uma vez que ainda faltam os sobrenomes para mostrar. Acredito que o principal consta do post.

Sobrenomes bielorrussos

- uk, yuk, tchuk: um dos sufixos mais predominantes na Bielorrussia (existindo também na Ucrânia ocidental),ele engloba cerca de 600 000  bielorrussos.
Com este sufixo tem o cantor Aleksandr Moscaltchuk:


- ovitch, evitch: calcula-se, em média, que 1.700.00 pessoas tenham sobrenomes terminados por tais sufixos. Tais sufixos na Bielorrússia só perdem para a Croácia e Sérvia, onde são, praticamente, um monopólio.

Aqui o exmplo é o saxofonista do grupo "Pesnyary": Vladislav Missevitch Lyudvigovitch.

- In: Assim é a terminação do sobrenome do líder do grupo Pesnyry - Vladímir Geórguievitch Mulyávin:
Este sufixo também existe na Ucrânia, gerando, por vezes, confusão quanto à origem do sobrenome.

- evsk, ovsk, sk: neste sufixo se enquadra o sobrenome do grande escritor russo, Dostoievski, nascido em Moscou: seu sobrenome é oriundo da de uma localidade denominada "Dostoievo", em Pinsk, terra de seu bisavô paterno. Antigamente, Pinsk pertencia à Lituania e que depois passou para a Bilorrússia, distrito de Brest (de acordo com J. Frank, primeiro volume de sua briografia sobre dostoievski, pag.29).(1)


Sobrenomes georgianos:

A maioria dos sobrenomes georgianos se originam dos patronímicos e, com menos frequência, dos nomes de localidades, com a adição de alguns sufixos. Tais sobrenomes, via de regra, se diferenciam dependendo da região do país.
De modo geral, a maioria dos sobrenomes georgianos termina em:

- dze (significando "filho" ou, em georgiano -ძე), como no caso de Eduard Shevardnadze, último ministro das relações exteriores da URSS, nascido na Geórgia. Este é o sufixo mais comum desta ex república soviética, o mais encontrado pelo país.

 

- shvili ("criança"), mais usado no leste da Geórgia e entre os judeus do país. Exemplo de sobrenome com este sufixo temos  Iossif Vissarionovitch Djugashvili, conhecido mundo afora pelo seu nome de revolucionário bolchevique: Stalin, ele também um georgiano de Gori, cidade formada por georgianos, russos, ossetianos e judeus):

 Ou como Sossô Pavliashvili, cantor georgiano, que faz muito sucesso na Rússia, se apresentando, no vídeo a seguir, com Oleg  Gazmanov:


- ia, sufixo típico da região de Samegrelo, a oeste do país;
- ani: na região de Svaneti;
- uri: no leste do país
- ava: terminação que predomina entre o grupo sub-etnico dos megrelians, que habitam, principalmente, a regeião de Samegrelo. Neste caso está o famoso poeta Bulat Okudjava, nascido em Moscou, filho de pai georgiano (ShalvaStepanovitch Okudjava).


 Por hoje é só. A pesquisa genealógica russa, em particular, e eslava, em gera, é muito rica e interessante e, infelizmente não cabe no espaço de um post; portanto, por hoje é só. 
Boa noite.



Notas da Milu

(1) Franck colocou, eu seu livro, que Pinsk ficava na Lituânia, se referindo à época em que o bisavô de Dostoievski nasceu.

Fontes:
w.sovmestimost-imen.ru/
http://www.liveinternet.ru/users/cvetik63/post334009887/ 
https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%9F%D0%B8%D0%BD%D1%81%D0%BA 
http://govorim.by/brestskaya-oblast/pinsk/stati-o-pinske/2816-istoriya-pinska.html
https://goo.gl/rx5EOk 
http://www.worklib.ru/dic/%D0%B1%D0%B5%D0%B7%D0%B1%D0%BE%D1%80%D0%BE%D0%B4%D0%BE%D0%B2/ 

13 comentários:

Anônimo disse...

quero saber sobre os garbachevski

Anônimo disse...

O sobrenome prostoo é russo ou ucraniano?

Adriano alvarez brugeff disse...

Ola... gostaria de saber sobre os brugeff...

Anônimo disse...

Ola queria saber a origem de sebrenski ou cebrenski,se é RUSSO,POLONES OU UCRANIANO,se puder ajudar fico grato.

Anônimo disse...

Eu e meus parentes queriamos saber,qual a decendencia do nosso sobre nome que é SEBRENSKI ou CEBRENSKI,pois temos curiosidade em saber se temos algum parente que seja na RUSSIA,POLONIA OU UCRANIA,PODERIA NOS AJUDAR?

anônimo disse...

ola eu gostaria de saber a origem do sobrenome KOHUT se é UCRANIANO,se poder ajudar agradeço.

gordinho disse...

Meu nome e Wanderley de paulo barichinicov mas não sou russo e nem descendente minha mãe fez uma homenagem ao bailarino kkkk

Tânia Maria Vieira de Oliveira disse...

Eu queria, se possível, que você falasse sobre o sobrenome Degterev. Se é ucraniano ou russo. E se é um nome comum.
brigada
Tânia

Julia Everton disse...

Mas tem negócio de sobrenome do pai primeiro?
Por exemplo , vou pegar um exeplo de uma modelo russa bem conheciada
Mãe:Glikeriya Shirokova
Pai:Ruslan Pimenov
Filha:Kristina Pimenova

É sempre o nome do pai primeiro?

Anônimo disse...

meu nome e Henrique vissarionovitch dos santos
mas não sou parente do presidente da gerogia eu acho kk

Anônimo disse...

ola! alguém sabe a origem exata do sobre-nome (Platonow)?

Brian De Abreu disse...

Polones

Unknown disse...

Oii gostaria de saber sobre o meu sobrenome ZAVADSKI ou ZAVADESKI minha familia não sabe e eu gostaria de saber se tenho algum parente desde jah eu agradeco

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms