sexta-feira, 18 de março de 2011

MAIS UM POUCO DE YURI GAGRIN: QUE CARRO ELE TINHA?


Depois de ter realizado o primeiro vôo da história da humanidade ao cosmos, na nave "Vostok I", o piloto soviético, responsável por tal proeza, recebeu,como prêmio pelo sucesso de sua missão,do governo soviético -um automóvel "Volga",com motorista particular: Gagarin não sabia dirigir, o que não era nada condizente com o primeiro astronauta do mundo...Então,aos 27 anos de idade, se submeteu aos exames e tirou sua autorização para conduzir veículos (equivalente à nossa carteira)em 1961, passando a recusar, então, os serviços do motorista particular.

Seu Volga foi fabricado no segundo trimestre de 1960.Gagarin usou este carro por, pelo menos, 7 anos.O modelo era o GAZ-21 (sigla formada a partir do nome "Gorkovsky Avtomobilny Zavod" (ou Fábrica de Automóveis Gorky). Tinha a carcaça preta e era azul-celeste por dentro.


Depois de passar por uma boa restauração, em virtude de efeitos da corrosão, o Volga do primeiro astronauta voltou para seu museu, na cidade de Gagarin, região de Smolensky, ficando exposto num pavilhão ao lado do museu, instalado na casa onde viva Yuri.,
A placa de seu Volga:78-78 MOD

Os prêmios, de acordo com alguns sites, não pararam por aí:dizem certas fontes que, em 1964, Yuri Gagarin visitou a França, onde esteve no Trust Aéro-Espacial Matra, que fabricava, também, automóveis. Lá, o astronauta russo se encantou pelo modelo cupê Matra-Bonnet Jet VS, que tinha como diferenciais carcaça de fibra de vidro, motor traseiro, suspensão independente e discos de freio.

No retorno a Moscou, no pátio da Embaixada da França, foi presenteado com um Matra azul celeste. Era o único carro deste modelo na Rússia.Dizem que ele não se sentia muito a vontade neste carro elegante.
Com a queda da URSS, este carro teria sido vendido a um colecionador lituano.

Fico muito na dúvida quanto a este Matra: porque o governo venderia um carro que teria pertencido ao cosmonauta, quando a Rússia cuida muito de todo o seu patrimônio histórico e cultural? Não faz o mínimo sentido esta venda inusitada. Quem viu este carro? Não se sabe...Tudo conjugado no futuro do pretérito...Dá pra desconfiar!Se antes da internet manipulações fotográficas eram tão comuns (Stalin que o diga!), oimagine hoje em dia, om fotoshop...Por isso, para ser mais precisa, considero apenas o Volga como tendo sido, realmente, o carro de Yuri Gagarin. Quanto ao Matra, até que me provem o contrário, fica no rol das tantas lendas existentes a respeito deste fabuloso astronauta.


fonte:
http://www.gaz21volga.com/
http://www.autosphere.ru/
www.cars-retro.ru/
http://pit.dirty.ru/
http://2126.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms